Random header image at De Primeira

Aos que torcem o nariz para o futebol feminino

August 5th, 2012  |  Published in futebol feminino

Vamos começar este texto com um belo nariz de cera. Aos desconhecedores da linguagem jornalística, dá-se este nome para aquele parágrafo de introdução que só atrasa o assunto do texto e nada acrescenta. Pois bem, nestas Olimpíadas 2012 vimos o debut do boxe feminino como modalidade dos Jogos e o pior desempenho do futebol feminino do Brasil em uma edição do torneio.

Foi um prato cheio para os detratores do ludopédio mulheril. Aqui do meu canto, tenho lá minhas ressalvas quanto à maneira a qual o esporte bretão é disputado pelas moças, mas falar sobre isso é esticar o nariz de cera para o segundo parágrafo. Mas a verdade é que o assunto futebol feminino acaba aqui, pois o texto é sobre boxe feminino nas Olimpíadas.

Imbuído daquele velho espírito patriótico brasileiro que se manifesta em anos pares, alternando-se entre Copa do Mundo e, em menor escala, nos Jogos Olímpicos, parei para dar uma zapeada nos canais e me deparei com uma luta da categoria tal entre uma brasileira e uma colombiana. O resultado, foi a derrota e eliminação da brasuca.

O resultado é nada mais que resultado. Chegando finalmente ao cerne do texto, o lance é a luta em si. Convenhamos: não fosse o capacete protetor, teria até puxão de cabelo. Não fossem as luvas, teria unhada e arranhão. Esqueça o que viu em Menina de Ouro.

Nos quatro rounds de dois minutos cada, rolou soco no pescoço com adversária praticamente de costas, clinch “aproveitado” para dar soco nas costas, etc. Não sei lá o quanto mudam as regras do boxe em geral para o boxe feminino olímpico, mas foi algo digno de barraco, rebu, esse tipo de coisa. Se é interessante, divertido ou sadicamente machista de se assistir, confesso que até o momento em que escrevo estas linhas não tenho certeza.

Então, eis que a promessa do segundo parágrafo é descumprida. O futebol feminino volta a ser abordado, com uma sugestão aos sujeitos e sujeitas do título: se as meninas de chuteiras ainda te causam contrariedade, dá uma olhada nas garotas de luvas. Do lado de cá do monitor, vou me preparando para as porradas que vou levar das feministas. Ah,  a vitória da colombiana foi por pontos.

Deixe um Comentário

About De Primeira

Futebol, futebol e futebol. . Subscribe via RSS »